Estamos de volta para compartilhar com vocês mais experiências vivenciadas através do Pibid.
As
oficinas do Pibid (Eixo Formação de Professor) foram realizadas na turma do 2º
ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal 30 de Agosto, pelas
bolsistas Fabiana e Sayonara,
com a supervisão da professora Maria Vitória e coordenação de Simone Lucena.
A
ida à escola para realização das atividades foi gratificante por conhecer novos alunos e vivenciar novos momentos.
No
dia 06 de setembro fomos à escola para realização das primeiras atividades com
o objetivo dos alunos expressarem-se oralmente e criassem coletivamente uma
história. Inicialmente conversamos com os alunos a respeito de histórias
fazendo os seguintes questionamentos: Quem gosta de histórias? Qual sua
história predileta? Qual o seu personagem predileto? Quem gosta de ler? Depois
a partir do elemento principal – a palavra urso – propomos a turma que criassem
uma história. Enquanto os alunos expressavam suas ideias, íamos escrevendo na
lousa, ou seja, éramos as escribas.
No dia 13 de setembro voltamos a escola para dar continuidade as oficinas. Retomamos à história criada pela turma fazendo questionamentos sobre ela. Neste dia o era que os alunos participassem do jogo "Bingo dos Sons Iniciais". Um jogo voltado para a alfabetização, este motivou a turma que participou euforicamente da aula. Vale ressaltar
que o jogo foi elaborado a partir de palavras oriundas da história criada pelos
alunos. Depois
da realização do jogo, exibimos para turma um vídeo sobre como vivem os ursos
(um dos personagens da história) utilizando-se do recurso tecnológico:
televisão.
No
dia 21 setembro as atividades tiveram como objetivo levar os alunos a
confeccionar um pequeno livro, no qual puderam ilustrar e escrever a história
criada por eles. As oficinas realizadas no 2º ano do Ensino
Fundamental mostraram que os alunos se sentiram motivados a participar das
atividades, permitiu que se expressassem oralmente e obtivemos um livrinho com
produto final.
Vejam logo abaixo as fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário